fbpx

Especialidades

Relacionamento, precisão e responsabilidade para atendimento com qualidade. O cuidado com o paciente é o foco da ECCOS Brasília. O desejo não é ser apenas um lugar especializado em tratar pessoas, mas também um local para melhorar a vida de cada um que passa pela clínica.

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. As doenças tratadas por estes especialistas incluem hipertensão arterial, dislipidemias (colesterol elevado), angina, infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, problemas nas valvas cardíacas, entre outras.

Médicos:

O eletrocardiograma é um exame no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração é indicado na avaliação de rotina durante uma consulta com o cardiologista, com objetivo de detectar arritmias cardíacas, doenças do músculo cardíaco, infartos e sobrecargas ao coração.

O teste ergométrico é indicado para a avaliação do funcionamento cardiovascular, quando o paciente realiza o esforço físico (caminhada ou corrida) na esteira. O cardiologista estuda o eletrocardiograma, sintomas e pressão arterial antes, durante e após o esforço.

As principais indicações são diagnosticar e avaliar a doença obstrutiva das artérias coronária, capacidade cardio-respiratória, arritmias, alterações da pressão arterial e da força do coração. Além disso pode o teste ergométrico pode auxiliar na prescrição de exercícios físicos.

O ecocardiograma pode ser definido como um ultra-som do coração e foi desenvolvido para avaliar os movimentos do coração usando ondas sonoras de alta freqüência que geram imagens. O exame permite analisar o fluxo de sangue no coração, o funcionamento das válvulas cardíacas, a contração das paredes do coração, os vasos que saem e chegam ao coração e todo a complexa anatomia cardíaca. Dessa forma, o ecocardiograma auxilia no diagnóstico de todas as doenças do próprio coração ou a repercussão de outras doenças nele. O ecocardiograma também é fundamental para o acompanhamento de respostas ao tratamento, como por exemplo uma possível ação deletéria no coração, de medicações quimioterápicas, utilizadas contra diversos tipos de cancêr. Uma grande vantagem desse exame é que não há nenhum efeito nocivo, podendo ser realizado em gestantes, crianças e recém-nascidos portadores de doenças ou disfunções cardíacas que exijam exames periódicos. O exame é realizado por um especialista em ecocardiografia.

A avaliação do miocárdio (músculo do coração) pelo « Strain » é um técnica sensível para identificação de alterações precoces da função cardíaca, antes que ocorre queda da fração de ejeção do ventrículo. É indicada principalmente no acompanhamento de pacientes que são submetidos a alguns tipos específicos de quimioterapia, na suspeita de miocardite, cardiopatia hipertrofia, amiloidose cardíaca, e doença arterial coronariana.

É um método especial de ecocardiograma onde uma sonda é introduzida pela boca até o esôfago do paciente. Como existe um contato do esôfago com a região posterior do coração é possível se obter imagens de estruturas do coração que são de difícil acesso pelo ecocardiograma transtorácico. Esse exame tem um papel muitas vezes fundamental no estudo das válvulas cardíacas, da comunicação entre os átrios e na avaliação da presença de trombos ou vegetações.

A ecocardiografia ou ecocardiograma com estresse físico é um exame que estuda a contração do coração em repouso e após teste ergométrico máximo, na nossa clínica realizado em esteira ergométrica.

Realiza-se um ecocardiograma em repouso, o paciente inicia o exercício na esteira até que sua frequência cardíaca atinga o valor indicado, ou que o médico observe outras alterações de eletrocardiograma, sintomas ou pressão arterial que necessitem sua interrupção. Imediatamente, ainda com a FC elevada, realiza-se outro ecocardiograma para se avaliar a contratilidade do músculo cardíaco.

Indicações: 

Em casos de suspeita de doença arterial coronária – obstruções das artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo do coração.

Para avaliação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica (ponte de safena ou mamária etc.) ou angioplastia coronária com ou sem colocação de stent.

A ecocardiografia ou ecocardiograma com estresse farmacológico é um ecocardiograma associado ao uso de medicamentos. Pode-se estudar a contração do coração em repouso e sob a ação da medicação, em doses gradualmente maiores conforme a resposta, idade e condição do paciente.

É um exame seguro, com boa capacidade diagnóstica, rápido, e com a vantagem adicional de não usar radioatividade quando comparado a outros exames com o mesmo objetivo.

Principais indicações: Em pacientes com suspeita de obstrução das artérias coronárias que irrigam o músculo do coração e são responsáveis pelo infarto do miocárdio ou angina. Pode-se estudar também pacientes que já tenham sido submetidos à cirurgia cardíaca (safena, mamária, radial) ou angioplastia.

Existem também indicações na avaliação complementar das doenças das valvas do coração.

As artérias carótidas e vertebrais são responsáveis pelo fluxo de sangue ao cérebro, através do pescoço. Existe uma artéria carótida e uma artéria vertebral de cada lado e sua pulsação pode ser sentida abaixo do osso da mandíbula. Um bloqueio a passagem de sangue ao cérebro pode reduzir o volume de sangue ao cérebro, e causar sintomas que variam de tonturas e desmaios até lesões neurológicas permanentes (acidente vascular cerebral); popularmente conhecido como “derrame”.

A obstrução da artéria carótida pode ocorrer por depósito de colesterol ou aterosclerose (placa), diminuindo a passagem do sangue progressivamente. Também pode ocorrer uma rutura (“quebra”) de um pedaço da placa, que é levado pelo sangue até o cérebro, parando em uma artéria menor e bloqueando o sangue para o cérebro.

Além disso as paredes das artérias carótidas podem ser afetadas bem precocemente por vários de fatores de risco cardiovascular, antes do aparecimento de placas. Pode-se medir o que chamamos de “espessura médio-intimal” e se a parede da carótida estiver muito “espessa”, existe uma maior chance de ocorrer infarto ou “derrame” no futuro.

Estudar essas artérias do pescoço é muito importante em pessoas com hipertensão, diabetes, “colesterol alto”, doenças do coração ou outras artérias do corpo, obesidade, ou mesmo em pessoas que tenham um história importante de pessoas na família com infarto ou “derrame”.

É um exame indolor, sem nenhuma contra-indicação ou complicação. O exame é realizado por um especialista em Ecocardiografia ou Ecografia Vascular.

A ecografia (ultrassonografia) com Doppler Colorido da Aorta e artérias ilíacas é uma técnica indolor, não invasiva, que fornece informações valiosas sobre esses vasos e o fluxo sanguíneo.
As principais indicações são:

-Estudo de aneurismas e sua seguimento evolutivo.

-Estudo de obstruções arteriais

-Acompanhamento após o tratamento cirúrgico ou endovascular, como implante de próteses ou “stents”

Para este exame é necessário jejum de pelo menos 6 horas e o uso de medicações que diminuam os gases intestinais, para que se possa avaliar de forma adequada estruturas mais profundas do abdome.

A ecografia (ultrassonografia) com Doppler Colorido das artérias renais é uma técnica indolor, não invasiva, que fornece informações valiosas sobre esses vasos e o fluxo sanguíneo. Essas artérias são responsáveis pela irrigação dos rins.

As principais indicações são:

-Estudo de obstruções nas artérias renais. Esses casos são observados em pacientes com hipertensão arterial de difícil controle medicamentoso (hipertensão renovascular).

-Estudo de aneurismas e sua seguimento evolutivo.

-Acompanhamento após o tratamento cirúrgico ou endovascular, como implante de próteses ou “stents”

-Avaliação da resistência vascular dos rins.

Para este exame é necessário jejum de pelo menos 6 horas e o uso de medicações que diminuam os gases intestinais, para que se possa avaliar de forma adequada estruturas mais profundas do abdome.

A ecografia (ultrassonografia) com Doppler Colorido do tronco celíaco e artérias mesentéricas é uma técnica indolor, não invasiva, que fornece informações valiosas sobre esses vasos e o fluxo sanguíneo. Essas artérias são responsáveis pela irrigação do sistema gastro-intestinal.

As principais indicações são:

-Estudo de obstruções

-Estudo de aneurismas ou compressões

Para este exame é necessário jejum de pelo menos 6 horas e o uso de medicações que diminuam os gases intestinais, para que se possa avaliar de forma adequada estruturas mais profundas do abdome.

O Eco Doppler Venoso dos membros inferiores pesquisa a provável causa de dores nas pernas, tromboses, varizes, flebites, edemas e hemangiomas.

Neste procedimento o médico utiliza um aparelho específico de ultrassonografia para examinar as pernas do paciente, com ele deitado ou em pé. O exame é realizado por um especialista em Ecografia Vascular.

Principais indicações:

-Mapeamento pré-operatório de cirurgia de varizes (esquema gráfico que orienta o cirurgião no momento da cirurgia) e avaliação após a cirurgia de varizes. É também conhecido como mapeamento venoso superficial.

-Estudo de Trombose Venosa Profunda e Superficial e o acompanhamento do tratamento e evolução.

-Estudo de edema (“inchaço nas pernas”).

-Estudo de hematomas após traumatismos, entorses ou fraturas.

-Estudo da causa das úlceras venosas.

O Eco Doppler venoso de membros superiores é bastante utilizado para a avaliação de doenças que acometem as veias dos braços. A principal indicação é a pesquisa de trombose, especialmente em pacientes com cateteres venosos por longos períodos para infusão de medicamentos.

Outras indicações freqüentes são:

-Avaliações para acesso de diálise em membro superior. Nesses casos, além do exame demonstrar como se encontram as veias que serão utlizadas para a confecção da fístula arteriovenosa, pode acompanhar o funcionamento da fístula e mostrar locais de obstruções ou roubo de fluxo.

Neste procedimento o médico utiliza um aparelho específico de ultrassonografia para examinar os braços do paciente, com ele deitado ou sentado. O exame é realizado por um especialista em Ecografia Vascular.

O ecografia (ultrassonografia) com Doppler colorido arterial dos membros inferiores permite o estudo de obstruções e dilatações (aneurismas) nas artérias das pernas, sendo realizado pelo especialista em ecografia vascular.

As principais indicações são:

-Estudo de dores nas pernas ao caminhar (claudicação).

-Estudo de aneurismas (dilatações das artérias). Nesses casos o paciente pode não apresentar sintomas e existe o risco de rompimento ou obstruções de artérias distais.

-Acompanhar o seguimento após tratamento cirúrgico ou endovascular (próteses, “stents”).

-Avaliar a causa de úlceras de perna.

O ecografia (ultrassonografia) com Doppler colorido arterial dos membros superiores permite o estudo de obstruções e dilatações (aneurismas) nas artérias dos braços, sendo realizado pelo especialista em ecografia vascular.

As principais indicações são:

-Estudo de dores e formigamentos nos braços.

-Avaliação da Síndrome do Desfiladeiro Cérvico-Torácico.

-Estudo de aneurismas (dilatações das artérias). Nesses casos o paciente pode não apresentar sintomas e existe o risco de rompimento ou obstruções de artérias distais.

-Acompanhar o seguimento após tratamento cirúrgico ou endovascular (próteses, “stents”).

-Avaliações para acesso de diálise em membro superior. Nesses casos, além do exame demonstrar como se encontram as artérias que serão utlizadas para a confecção da fístula arteriovenosa, pode acompanhar o funcionamento da fístula e mostrar locais de obstruções ou roubo de fluxo.

Estuda-se pela ultrassonografia com Doppler Colorido as artérias temporais para auxiliar no diagnóstico da Arterite Temporal (vasculite de células gigantes).

Estuda-se pela ultrassonografia com Doppler Colorido as artérias oftálmicas para auxiliar no diagnóstico de alterações de origem vascular.

Esse exame é feito através de um gravador especial, colocado na cintura e conectado ao aparelho de pressão fixado no braço. É possível medir a pressão arterial durante as 24 horas. É importante o registro dos sintomas e horários que ocorram, além da manutenção da rotina de vida diária.
A MAPA identifica a pressão arterial elevada fora do consultório médico nas atividades rotineiras, ajudando no diagnóstico e tratamento.

Esse exame é feito através de um gravador especial, colocado na cintura e conectado por fios a eletrodos (pequenos adesivos) colocados no tórax. É possível registrar os batimentos cardíacos durante as 24 horas, ou durante 7 dias, dependendo da solicitação do seu médico assistente. É importante o registro dos sintomas e horários que ocorram, além da manutenção da rotina de vida diária.

A Holter identifica alterações do ritmo do coração e sinais eletrocardiográficos fora do consultório médico nas atividades rotineiras, ajudando no diagnóstico e tratamento.

Para a realização do Looper são colocados pequenos eletrodos na pele do tórax, conectados a um pequeno aparelho onde o paciente acionará um botão quando apresentar sintomas relacionados à sua arritmia cardíaca. Dessa forma o médico poderá avaliar o traçado eletrocardiográfico do momento do sintoma do paciente.

As principais indicações são: síncope (desmaio) inexplicadas nos quais os sintomas iniciais permitam que o paciente acione o botão de gravação; avaliação de palpitações pouco frequentes e outras queixas que podem estar relacionadas com arritmias.

× Agenda agora o seu exame ou consulta.